Dentro da Ceasa-Campinas (SP) funciona a ONG ISA (Instituto de Solidariedade Alimentar), que arrecada doações de hortifrutis dos permissionários da Central e distribui toda semana para 12,5 mil famílias em 80 bairros de maior vulnerabilidade social do município além de atender 95 entidades assistenciais (dados de janeiro/2008).

Este trabalho é coordenado pela Secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social de Campinas que, nesta gestão, otimizou, ampliou e impulsionou a atuação da entidade por meio do Programa Prato Cheio. O volume doado pelos atacadistas da Ceasa somam, em média, 400 toneladas por mês, o que representa R$ 2,4 milhões por ano ou 5 mil toneladas. O órgão ocupa uma área de 639 m2 dentro da Central.

Fundado em 25 de agosto de 1994, o ISA é uma sociedade sem fins lucrativos que nasceu da constatação de que a Ceasa-Campinas tem, em média, 400 tonelada por mês de produtos excedentes e está localizada numa região cuja população sofre de grande carência alimentar.

Neste projeto são aproveitados os excedentes de comercialização de hortifrutícolas do mercado da Central, doados por seus permissionários e estocados em câmaras frias para melhor aproveitamento.


FINALIDADES

• Viabilizar programas de produção de alimentos buscando qualidade de vida para pessoas carentes.
• Aperfeiçoar o atendimento social no município doando alimentos de melhor qualidade "in natura"e semi-processados.
• Oferecer alimentação suplementar e contínua às entidades assistenciais cadastradas, grupos comunitários e famílias de baixa renda e moradores próximos a Ceasa-Campinas.



PRÊMIO ECO 1996

Em 5 de julho de 1996, o ISA recebeu o Prêmio ECO da Câmara Americana de Comércio. Este prêmio é concedido anualmente com o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de programas de caráter social. O ISA concorreu com outras 33 empresas na categoria "Participação Comunitária".
Copyright © 2014 Todos os Direitos Reservados.